Fichamentos

Universidade de Brasília – UnB

Faculdade de Educação – FE

Disciplina: Práticas Mediáticas na Educação.

Turma A

Aluna: Luciana Rocha de Almeida 11/0129628.


Fichamento I


VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação n.1, setembro de 1997. p. 45-60.


I) Resumo.


A informática na educação brasileira tem aproximadamente 20 anos e sofreu influências de outros países. Porém sua implementação ainda deixa muito a desejar.

A maior parte dos projetos que ligam educação e computador não tiveram sucesso em vários países. O programa brasileiro traz o computador em um papel diferenciado. Papel esse, de provocar mudanças pedagógicas e não apenas de automatizar o ensino. Centrando assim a visão educacional não apenas em transmitir informação e sim em proporcionar o ambiente favorável para que o aluno possa construir seu próprio conhecimento.

O uso das tecnologias impôs necessárias mudanças no profissional da educação, principalmente os professores, que agora devém se qualificar e possuir uma formação continuada, sempre se atualizando e se especializando.

E para todas essas implementações, condições recontextualizadas devem ser estudadas e desenvolvidas envolvendo mutuamente estudantes, profissionais da educação e os governantes.


II) Citações


“A Informática na Educação ainda não impregnou as idéias dos educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema educacional.”


“[...] o Governo Federal cria condições para a disseminação da Informática na Educação, é extremamente oportuna a reflexão sobre essa longa caminhada e a compreensão de como essa disseminação pode ser efetivamente mantida dentro de propostas competentes e viabilizadas pela comunidade cientifica e educacional.”


“[...] a criação de ambientes de aprendizagem, nos quais o aluno constrói o seu conhecimento, ao invés de o professor transmitir informações ao aluno.”


“Nos Estados Unidos, o uso de computadores na educação é completamente descentralizado e independente das decisões governamentais.”


“[...] a França foi o primeiro país ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo.”


“Talvez o que mais tenha marcado o programa de informática na educação da França tenha sido a preocupação com a formação de professores.”


“[...] o Programa Brasileiro de Informática em Educação é bastante ambicioso tendo o computador como recurso importante para auxiliar o processo de mudança pedagógica. [...] Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento [...].”


III) Comentários


A implementação da informática na educação brasileira não é um projeto novo, nem tão pouco fácil. Apesar de sua relativa maturidade esse projeto demanda um grande trabalho para a comunidade cientifica e educacional por isso não consegue alcançar um sucesso absoluto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário